Carregando... Aguarde...

FORMAÇÃO BÁSICA

Os adolescentes participam de oficinas e de atividades extracurriculares, tais como palestras, eventos e projetos que compõem o Curso de Formação Básica durante todo o período que permanecem inscritos e matriculados na entidade Guarda Mirim de Suzano.

Também contam com treinamento específico visando o desenvolvimento de aspectos como: autoestima, autoimagem, comunicação, atenção, concentração, liderança, memória, criatividade e espontaneidade, percepção corporal, espacial, relacionamento interpessoal, entre outros.

Durante as oficinas e os treinamentos é possível observar dificuldades de comportamento; dificuldades emocionais e relacionadas a questões pedagógicas.

Esse diagnóstico possibilita que a equipe técnica (Psicopedagoga, Assistente social e Pedagoga) trabalhem de forma específica e individualizada com cada adolescente, visando a superação das dificuldades apresentadas objetivando encaminhar para o trabalho jovens e adolescentes qualificados.

Após o período de 06 meses em formação básica, o jovem está apto a ser encaminhado para vagas na modalidade de jovem aprendiz. Vale ressaltar que, o curso de Formação Básica não tem custo nenhum para o adolescente participante.

FORMA DE ACESSO

Os jovens interessados a participar do curso de Formação Básica do ano subsequente deverão realizar às inscrições on-line, de acordo com os critérios preestabelecido na divulgação. Posterior a esse processo é realizada uma triagem sistêmica para análise preferencialmente famílias participantes do programa de transferência de renda.

Para tanto, na segunda fase os candidatos serão convocados para realização da entrevista e mapeamento do perfil socioeconômico em atendimento, atendimento técnico (Assistente Social/ Pedagógica e Psicopedagógico, Psicóloga). A habilitação do candidato ao curso de Formação Básica somente será dada após está avaliação.

GRADE CURRICULAR DE FORMAÇÃO BÁSICA

Comunicação Oral e Escrita C.H.: 60
Variações Linguísticas; Leitura, interpretação e Produção de textos; Gramática; Técnicas de Redação
Raciocínio Lógico Matemático C.H.: 60
Sistema de Numeração; As quatro operações básicas; Números decimais; Frações; Regra de três, Porcentagem e Raciocínio Lógico
Inclusão Digital C.H.: 60
Windows, Pacote Office (Word, Excel, Power Point); Digitação; E-mail - configuração e utilização; Internet – Navegação e pesquisa; Introdução Hadware e Software.
Noções Administrativas C.H.: 20
Ser aprendiz; Formas de trabalho; Planejamento e trabalho; Trabalho emprego e desemprego; Direitos Trabalhistas; Empreendedorismo; Tipos de Empresas e Hierarquia Organizacional; Organograma; Fluxograma e Cronograma; Documentos comerciais; Arquivo.
Setorização C.H.: 20
Contextualização dos setores existente na empresa: Administração, Recursos Humanos, Meio Ambiente, Contabilidade/Financeiro, Marketing e Produção.
Noções de Atendimento C.H.: 20
Marketing Pessoal; Etiqueta Social e no Trabalho; Atitudes corretas na empresa – o uso do telefone; Comunicação empresarial; Recursos da comunicação; Problemas na comunicação; Telecomunicação; Comunicação Internet; Organização de Agenda; e Atendimento ao Cliente.
Saúde e Qualidade de Vida C.H.: 20
Adolescência; Alimentação; Higiene Pessoal; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Drogas; Gravidez na Adolescência; Segurança e Higiene no Trabalho;
Atividades Físicas C.H.: 40
Ordem unida; Primeiros Socorros; Pequenos Jogos; Jogos Corporativo; Equilíbrio; Circuito; Ginástica Laboral; Desvios Posturais.
Educação Moral e Cívica C.H.: 20
Visão Sistêmica (Município, Estado, País); Símbolos Nacionais; Os três Poderes; A História da Guarda Mirim; Hinos; Direitos Humanos; Ética Profissional; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Ética, Moral e Cidadania.
Treinamento & Desenvolvimento C.H.: 20
Os treinamentos acontecem com a psicopedagoga e abordam temas como: autoestima, autoconhecimento, comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, atenção, postura, apresentação, disciplina e ocorrem por meio da aplicação de dinâmicas, vivências e jogos lúdicos.
Atividades Complementares C.H.: 60
Palestras com temas específicos, de acordo com cronograma semestral: Proerd – Saúde e Qualidade de Vida; Planejamento Carreira e Sucesso; Curso de Inicialização Política; Conflitos e Ansiedades na Adolescência; As competências necessárias para ter sucesso na carreira profissional; Direito do Consumidor PROCON.
Total 400h
O total de 400 horas representa a carga horária total de todas as oficinas oferecidas neste programa de capacitação.

Projetos da Formação Básica

  • PROJETOS E AÇÕES INTERNOS E EM PARCERIA COM A PREFEITURA
  • PROJETO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER
  • PROJETO: VOTO CONSCIENTE
  • PROJETO: EMPRESA VIRTUAL
  • FANFARRA DA GUARDA MIRIM DE SUZANO
  • PROJETO: NATAL SOLIDÁRIO
  • CAMPANHA DO AGASALHO E CAMPANHA BOA VISÃO